domingo, 31 de agosto de 2014

Texto: Avaliação da aprendizagem escolar como um ato amoroso

Avaliação da Aprendizagem Escolar: um ato amoroso


Aula 19/11/09
O que é uma avaliação na perspectiva amorosa, afetiva, acolhedora?

De acordo com Luckesi entender a avaliação da aprendizagem escolar como um ato amoroso, na medida em que a avaliação tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando, pelos mais variados meios, no curso da aprendizagem satisfatória, que integre todas as suas experiências de vida.

A avaliação na concepção amorosa pode existir dentro do atual modelo de educação brasileira?

Confesso que nesta aula os meus pensamentos e refexões se confundiram, alguns estudiosos da educação propõem ideias que na verdade são armadilhas quanto a razão de educar... Pessoas como eu, que sonham em desempenhar um bom trabalho educativo em prol de uma sociedade transformada tem por essência um compromisso social, logo, os sentimentos mais positivos possíveis são os que sustentam a minha luta. Como não enaltecer o amor?

Por outro lado a nossa conciência não é formada apenas pelo mundo das ideias, me recordo das condições materiais que vivem as crianças no Brasil, cerca de instantes de segundos o mesmo amor que dedico ao meu trabalho educativo que irei desenvolver um dia se transforma em revolta, tristesa, agonia. Não basta! É incoerente numa sociedade como a nossa pensar em avaliação amorosa dentro da escola, sendo que a realidade é desumana. É provocante compreender a avaliação junto ao amor, principalmente quando está relacionada as crianças, mas não devemos nos esquecer na avaliação de mundo, esta supera qualquer outra.

" O amor não deve ser aplicado ao método de avaliar e sim a espécie humana."

Acredito que pensar numa avaliação amorosa é pensar acomodamente numa educação alienante. Deve-se pois analisar os problemas no ato de avaliar de uma maneira global para assim podermos enterder as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário